Capability Maturity Model® Integration (CMMI)

                                               

           MA - MEDIÇÃO E ANÁLISE

SG - PRATICAS GENÉRICAS

SP - PRATICAS ESPECÍFICAS

GG - METAS GENERICAS

                               REPRESENTAÇÃO CONTÍNUA                               REPRESENTAÇÃO ESTÁGIOS

SG1 Alinhar as Atividades de Medições e Análises    SG1 Alinhar as Atividades de Medições e Análises 
  SP 1.1-1 Estabelecer Objetivos de Medições   SP 1.1-1 Estabelecer Objetivos de Medições
  SP 1.2-1 Especificar Medidas   SP 1.2-1 Especificar Medidas
  SP 1.3-1 Especificar Procedimentos de Coleta e Armazenagem de Dados   SP 1.3-1 Especificar Procedimentos de Coleta e Armazenagem de Dados
  SP 1.4-1 Especificar Procedimento de Análises   SP 1.4-1 Especificar Procedimento de Análises
SG2 Fornecer Resultados de Medições  SG2 Fornecer Resultados de Medições 
  SP 2.1-1 Coletar Dados de Medições   SP 2.1-1 Coletar Dados de Medições
  SP 2.2-1 Analisar Dados de Medições   SP 2.2-1 Analisar Dados de Medições
  SP 2.3-1 Armazenar Dados e Resultados   SP 2.3-1 Armazenar Dados e Resultados
  SP 2.4-1 Comunicar Resultados   SP 2.4-1 Comunicar Resultados
           
GG2 INSTITUCIONALIZAR UM PROCESSO GERENCIADO GG2 INSTITUCIONALIZAR UM PROCESSO GERENCIADO
  GP 2.1 ESTABELECER UMA POLÍTICA ORGANIZACIONAL   GP 2.1 ESTABELECER UMA POLÍTICA ORGANIZACIONAL
  GP 2.2 PLANEJAR O PROJETO   GP 2.2 PLANEJAR O PROJETO
  GP 2.3 FORNECER RECURSOS   GP 2.3 FORNECER RECURSOS
  GP 2.4 ATRIBUIR RESPONSABILIDADES   GP 2.4 ATRIBUIR RESPONSABILIDADES
  GP 2.5 TREINAR PESSOAS   GP 2.5 TREINAR PESSOAS
  GP 2.6 GERENCIAR CONFIGURAÇÕES   GP 2.6 GERENCIAR CONFIGURAÇÕES
  GP 2.7 IDENTIFICAR E ENVOLVER STAKEHOLDERS RELEVANTES   GP 2.7 IDENTIFICAR E ENVOLVER STAKEHOLDERS RELEVANTES
  GP 2.8 MONITORAR E CONTROLAR O PROCESSO   GP 2.8 MONITORAR E CONTROLAR O PROCESSO
  GP 2.9 AVALIAR OBJETIVAMENTE A ADERÊNCIA   GP 2.9 AVALIAR OBJETIVAMENTE A ADERÊNCIA
  GP 2.10 REVISAR STATUS COM NÍVEL MAIS ALTO DE GERÊNCIA   GP 2.10 REVISAR STATUS COM NÍVEL MAIS ALTO DE GERÊNCIA

Medições e Análises

Nível de Maturidade 2

Objetivo

O objetivo das Medições e Análises é desenvolver e sustentar a capacidade de medições que é utilizada para suportar as necessidades de gerenciamento de informações.  [PA154]

Notas Introdutórias

A área de processo de Medições e Análises envolve o seguinte:  [PA154.N101]

·           Especificar os objetivos de medições e análises, de forma que estes estejam alinhados com as necessidades e objetivos de informações identificados

·           Especificar as medidas, mecanismos de coleta de dados e armazenamento, técnicas de análises e mecanismos de comunicação e de feedback

·           Implementar a coleta, armazenagem, análise e relatórios sobre os dados

·           Fornecer resultados objetivos que possam ser utilizados na tomada de decisões bem informadas e na tomada das ações corretivas apropriadas

A integração das atividades de medições e análises nos processos do projeto suportam o seguinte:  [PA154.N102]

·           Planejamento e estimativas objetivos

·           Rastreamento do desempenho real contra os planos e objetivos estabelecidos

·           Identificação e resolução de questões relacionadas a processos

·           Fornecimento de uma base para a incorporação das medições em outros processos no futuro

A equipe necessária para implementar uma capacidade de medições pode pertencer ou não a um programa separado da organização. A capacidade de medições pode estar integrada em projetos individuais ou outras funções organizacionais (como por exemplo, a Garantia da Qualidade).  [PA154.N103]

O foco inicial das atividades de medições é o projeto. Entretanto, uma capacidade de medições pode se provar útil para tratar as necessidades de informações de toda a organização ou empreendimento.  [PA154.N104]

Os projetos pode decidir armazenar dados e resultados específicos do projeto em um repositório específico. Quando os dados são compartilhados mais amplamente entre projetos, estes dados podem ficar residentes em um repositório de medições da organização.  [PA154.N105]

Veja a área de processo de Planejamento do Projeto para obter maiores informações sobre estimativa de atributos do projeto e outras necessidades de informações de planejamento.  [PA154.R101]

Veja a área de processo de Monitoramento e Controle do Projeto para obter maiores informações sobre monitoramento das necessidades de informações do desempenho do projeto.  [PA154.R102]

Veja a área de processo de Gerenciamento de Configurações para obter maiores informações sobre o gerenciamento de produtos de trabalho de medições.  [PA154.R103]

Veja a área de processo de Desenvolvimento de Requisitos para obter maiores informações sobre o atendimento dos requisitos de clientes e necessidades de informações relacionadas.  [PA154.R104]

Veja a área de processo de Gerenciamento de Requisitos para obter maiores informações sobre a manutenção da rastreabilidade dos requisitos e necessidades de informações relacionadas.  [PA154.R105]

Veja a área de processo de Definição do Processo Organizacional para obter maiores informações sobre o estabelecimento do repositório de medições da organização.  [PA154.R106]

Veja a área de processo de Gerenciamento Quantitativo do Projeto para obter maiores informações sobre o entendimento das variações e o uso apropriado de técnicas de análises estatísticas.  [PA154.R107]

Measurement and Analysis

Maturity Level 2

Purpose

The purpose of Measurement and Analysis is to develop and sustain a measurement capability that is used to support management information needs.  [PA154]

Introductory Notes

The Measurement and Analysis process area involves the following:  [PA154.N101]

·           Specifying the objectives of measurement and analysis such that they are aligned with identified information needs and objectives

·           Specifying the measures, data collection and storage mechanisms, analysis techniques, and reporting and feedback mechanisms

·           Implementing the collection, storage, analysis, and reporting of the data

·           Providing objective results that can be used in making informed decisions, and taking appropriate corrective actions

The integration of measurement and analysis activities into the processes of the project supports the following:  [PA154.N102]

·           Objective planning and estimating

·           Tracking actual performance against established plans and objectives

·           Identifying and resolving process-related issues

·           Providing a basis for incorporating measurement into additional processes in the future

The staff required to implement a measurement capability may or may not be employed in a separate organization-wide program. Measurement capability may be integrated into individual projects or other organizational functions (e.g., Quality Assurance).  [PA154.N103]

The initial focus for measurement activities is at the project level. However, a measurement capability may prove useful for addressing organization- and/or enterprise-wide information needs.  [PA154.N104]

Projects may choose to store project-specific data and results in a project-specific repository. When data are shared more widely across projects, the data may reside in the organization’s measurement repository.  [PA154.N105]

Refer to the Project Planning process area for more information about estimating project attributes and other planning information needs.  [PA154.R101]

Refer to the Project Monitoring & Control process area for more information about monitoring project performance information needs.  [PA154.R102]

Refer to the Configuration Management process area for more information about managing measurement work products.  [PA154.R103]

Refer to the Requirements Development process area for more information about meeting customer requirements and related information needs.  [PA154.R104]

Refer to the Requirements Management process area for more information about maintaining requirements traceability and related information needs.  [PA154.R105]

Refer to the Organizational Process Definition process area for more information about establishing the organization’s measurement repository.  [PA154.R106]

Refer to the Quantitative Project Management process area for more information about understanding variation and the appropriate use of statistical analysis techniques.  [PA154.R107]