Capability Maturity Model® Integration (CMMI)

                                               

           PPQA - GARANTIA DA QUALIDADE DO PROCESSO E DO PRODUTO

SG - PRATICAS GENÉRICAS

SP - PRATICAS ESPECÍFICAS

GG - METAS GENERICAS

                               REPRESENTAÇÃO CONTÍNUA                               REPRESENTAÇÃO ESTÁGIOS

SG1 Avaliar Objetivamente Processos e Produtos de Trabalho    SG1 Avaliar Objetivamente Processos e Produtos de Trabalho 
  SP 1.1-1 Avaliar Objetivamente os Processos   SP 1.1-1 Avaliar Objetivamente os Processos
  SP 1.2-1 Avaliar Objetivamente os Produtos de Trabalho e Serviços   SP 1.2-1 Avaliar Objetivamente os Produtos de Trabalho e Serviços
           
SG2 Fornecer um Entendimento Objetivo   SG2 Fornecer um Entendimento Objetivo  
  SP 2.1-1 Comunicar e Assegurar a Resolução das Questões de Não Conformidades   SP 2.1-1 Comunicar e Assegurar a Resolução das Questões de Não Conformidades
  SP 2.2-1 Estabelecer Registros   SP 2.2-1 Estabelecer Registros
           
GG2 INSTITUCIONALIZAR UM PROCESSO GERENCIADO GG2 INSTITUCIONALIZAR UM PROCESSO GERENCIADO
  GP 2.1 ESTABELECER UMA POLÍTICA ORGANIZACIONAL   GP 2.1 ESTABELECER UMA POLÍTICA ORGANIZACIONAL
  GP 2.2 PLANEJAR O PROJETO   GP 2.2 PLANEJAR O PROJETO
  GP 2.3 FORNECER RECURSOS   GP 2.3 FORNECER RECURSOS
  GP 2.4 ATRIBUIR RESPONSABILIDADES   GP 2.4 ATRIBUIR RESPONSABILIDADES
  GP 2.5 TREINAR PESSOAS   GP 2.5 TREINAR PESSOAS
  GP 2.6 GERENCIAR CONFIGURAÇÕES   GP 2.6 GERENCIAR CONFIGURAÇÕES
  GP 2.7 IDENTIFICAR E ENVOLVER STAKEHOLDERS RELEVANTES   GP 2.7 IDENTIFICAR E ENVOLVER STAKEHOLDERS RELEVANTES
  GP 2.8 MONITORAR E CONTROLAR O PROCESSO   GP 2.8 MONITORAR E CONTROLAR O PROCESSO
  GP 2.9 AVALIAR OBJETIVAMENTE A ADERÊNCIA   GP 2.9 AVALIAR OBJETIVAMENTE A ADERÊNCIA
  GP 2.10 REVISAR STATUS COM NÍVEL MAIS ALTO DE GERÊNCIA   GP 2.10 REVISAR STATUS COM NÍVEL MAIS ALTO DE GERÊNCIA

Nível de Maturidade 2

Objetivo

O objetivo da Garantia da Qualidade do Processo e do Produto (Process and Product Quality Assurance) é fornecer à equipe e à gerência um entendimento objetivo dos processos e seus produtos de trabalho associados.  [PA145]

Notas Introdutórias

A área de processo de Garantia da Qualidade do Processo e do Produto envolve o seguinte:  [PA145.N101]

·           Avaliar objetivamente os processos, produtos de trabalho e serviços executados contra as descrições de processo, padrões e procedimentos aplicáveis

·           Identificar e documentar questões de não conformidades

·           Fornecer feedback para a equipe do projeto e gerentes sobre os resultados das atividades de garantia da qualidade

·           Assegurar que as questões de não conformidades sejam tratadas

A área de processo de Garantia da Qualidade do Processo e do Produto suporta a entrega de produtos e serviços de alta qualidade, fornecendo, à equipe do projeto e gerentes de todos os níveis, a visibilidade apropriada e o feedback sobre os processos e produtos de trabalho associados durante todo o ciclo de vida do projeto.  [PA145.N102]

As práticas da área de processo de Garantia da Qualidade do Processo e do Produto asseguram que os processos planejados estão implementados, enquanto que as práticas da área de processo de Verificação garantem que os requisitos especificados estão sendo satisfeitos. Estas duas áreas de processos podem, ocasionalmente, tratar o mesmo produto de trabalho, mas a partir de diferentes perspectivas. Os projetos deverão tomar cuidado para minimizar a duplicidade de esforços.  [PA145.N103]

A objetividade nas avaliações da garantia da qualidade do processo e do produto é crítica para o sucesso do projeto. (Veja a definição de “avaliar objetivamente” no Apêndice B, o glossário). A objetividade é conseguida através da independência e do uso de critérios. Tradicionalmente, um grupo de garantia da qualidade independente do projeto consegue esta objetividade. Pode ser apropriado em algumas organizações, entretanto, implementar o papel da garantia da qualidade do processo e do produto sem este tipo de independência. Por exemplo, em uma organização com uma cultura aberta e orientada para a qualidade, o papel da garantia da qualidade do processo e do produto pode ser executado, parcial ou completamente, por parceiros; e a função da garantia da qualidade pode estar embutida no processo.  [PA145.N104]

Se a garantia da qualidade está embutida no processo, diversas questões devem ser tratadas para garantir a objetividade. Todos os que exercerem atividades de garantia da qualidade deverão ser treinados no assunto. Quem executa atividades de garantia da qualidade para um produto de trabalho deverá estar separado dos que estão diretamente envolvidos no desenvolvimento ou manutenção do produto de trabalho. Um canal de comunicação independente para o nível apropriado de gerenciamento organizacional deve estar disponível, de forma que as questões de não conformidades possam passar para níveis mais elevados, conforme necessário.  [PA145.N105]

A garantia da qualidade deverá começar nas fases iniciais de um projeto a estabelecer planos, processos, padrões e procedimentos que adicionarão valor ao projeto e atenderão os requisitos do projeto e as políticas organizacionais. Aqueles que executam a garantia da qualidade participam no estabelecimento dos planos, processos, padrões e procedimentos, para assegurar que eles se encaixam nas necessidades do projeto e que poderão ser utilizados para a execução de avaliações de garantia da qualidade. Além disso, os processos específicos e produtos de trabalho associados que serão avaliados durante o projeto são definidos. Esta definição pode ser baseada em amostragem ou em critérios objetivos, que estejam consistentes com as políticas organizacionais e com os requisitos e necessidades do projeto.  [PA145.N106]

Quando são identificadas questões de não conformidades, elas são primeiramente tratadas dentro do projeto e, se possível, resolvidas. Quaisquer questões de não conformidades que não possam ser resolvidas dentro do projeto são levadas para um nível apropriado de gerenciamento para resolução.  [PA145.N107]

Esta área de processo basicamente aplica-se a avaliações de produtos e serviços, mas também se aplica a avaliações de atividades e produtos de trabalho que não pertencem ao projeto, como as atividades de treinamento. Para estas atividades e produtos de trabalho, o termo “projeto” deverá ser apropriadamente interpretado.  [PA145.N108]

Veja a área de processo de Planejamento do Projeto para obter maiores informações sobre a identificação de processos e produtos de trabalho associados que serão objetivamente avaliados.  [PA145.R101]

Veja a área de processo de Verificação para obter maiores informações sobre como satisfazer os requisitos especificados.  [PA145.R102]

Maturity Level 2

Purpose

The purpose of Configuration Management is to establish and maintain the integrity of work products using configuration identification, configuration control, configuration status accounting, and configuration audits.  [PA159]

Introductory Notes

The Configuration Management process area involves the following:  [PA159.N101]

·           Identifying the configuration of selected work products that compose the baselines at given points in time

·           Controlling changes to configuration items

·           Building or providing specifications to build work products from the configuration management system

·           Maintaining the integrity of baselines

·           Providing accurate status and current configuration data to developers, end users, and customers

The work products placed under configuration management include the products that are delivered to the customer, designated internal work products, acquired products, tools, and other items that are used in creating and describing these work products. See the definition of “configuration management” in Appendix C, the glossary.  [PA159.N102]

Examples of work products that may be placed under configuration management include the following:  [PA159.N109]

·           Plans

·           Process descriptions

·           Requirements

·           Design data

·           Drawings

·           Product specifications

·           Code

·           Compilers

·           Product data files

·           Product technical publications

 

Configuration management of work products may be performed at several levels of granularity. See the definition of “configuration item” in Appendix C, the glossary. Configuration items can be decomposed into configuration components and configuration units. Only the term “configuration item” is used in this process area. Therefore, in these practices, “configuration item” may be interpreted as “configuration component” or “configuration unit” as appropriate.  [PA159.N103]

Baselines provide a stable basis for continuing evolution of configuration items. See the definition of “baseline” in Appendix C, the glossary.  [PA159.N104]

An example of a baseline is an approved description of a product that includes internally consistent versions of requirements, requirement traceability matrices, design, discipline-specific items, and end-user documentation.  [PA159.N110]

 

Baselines are added to the configuration management system as they are developed. Changes to baselines and the release of work products built from the configuration management system are systematically controlled and monitored via the configuration control, change management, and configuration auditing functions of configuration management.  [PA159.N105]

This process area applies not only to configuration management on projects, but also to configuration management on organization work products such as standards, procedures, and reuse libraries.  [PA159.N106]

Configuration management is focused on the rigorous control of the managerial and technical aspects of work products, including the delivered system.  [PA159.N107]

This process area covers the practices for performing the configuration management function and is applicable to all work products that are placed under configuration management.  [PA159.N108]

Refer to the Project Planning process area for information on developing plans and work breakdown structures, which may be useful for determining configuration items.  [PA159.R101]

Refer to the Causal Analysis and Resolution process area for more information about both the method to use for analyzing the impact of change requests and the method to use when evaluating changes.  [PA159.R102]

Refer to the Project Monitoring and Control process area for more information about performance analyses and corrective actions.  [PA159.R103]