Capability Maturity Model® Integration (CMMI)

                                               

                                    REQM - GERÊNCIA DE REQUISITOS

SG - SPECIFIC GOAL

SP - SPECIFIC PRACTICES

GG - GENERIC GOALS

                               REPRESENTAÇÃO ESTÁGIOS                                  REPRESENTAÇÃO CONTÍNUA

SG1 GERÊNCIAR REQUISITOS   SG1 GERÊNCIA DE REQUISITOS
  SP 1.1-1 OBTENÇÃO E ENTENDIMENTO DE REQUISITOS   SP 1.1-1 OBTENÇÃO E ENTENDIMENTO DE REQUISITOS
  SP 1.2-2 OBTER OS COMPROMISSOS PARA ATENDIMENTO   SP 1.2-2 OBTER OS COMPROMISSOS P/ ATENDIMENTO
  SP 1.3-1 GERENCIAR MUDANÇAS DE REQUISITOS   SP 1.3-1 GERENCIAR MUDANÇAS DE REQUISITOS
  SP 1.4-2 MANTER RASTREABILIDADE BIDIRECIONAL   SP 1.4-2 MANTER RASTREABILIDADE BIDIRECIONAL
  SP 1.5-1 IDENTIFICAR INCONSISTÊNCIAS   SP 1.5-1 IDENTIFICAR INCONSISTÊNCIAS
           
GG 1   ATINGIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS      
  GP 1.1 DESEMPENHAR AS PRATICAS BÁSICAS      
GG 2 TODAS INSTITUCIONALIZAR UM PROCESSO GERENCIADO GG 2 TODAS INSTITUCIONALIZAR UM PROCESSO GERENCIADO
  GP 2.1 ESTABELECER UMA POLÍTICA ORGANIZACIONAL   GP 2.1 ESTABELECER UMA POLÍTICA ORGANIZACIONAL
  GP 2.2 PLANEJAR O PROCESSO   GP 2.2 PLANEJAR O PROCESSO
  GP 2.3 PROVER RECURSOS   GP 2.3 PROVER RECURSOS
  GP 2.4 DESIGNAR RESPONSABILIDADES   GP 2.4 DESIGNAR RESPONSABILIDADES
  GP 2.5 TREINAR PESSOAS   GP 2.5 TREINAR PESSOAS
  GP 2.6 GERENCIAR A CONFIGURAÇÃO   GP 2.6 GERENCIAR A CONFIGURAÇÃO
  GP 2.7 IDENTIFICAR E ENVOLVER STAKEHOLDERS   GP 2.7 IDENTIFICAR E ENVOLVER STAKEHOLDERS
  GP 2.8 MONITORAR E CONTROLAR O PROCESSO   GP 2.8 MONITORAR E CONTROLAR O PROCESSO
  GP 2.9 AVALIAR A ADERÊNCIA OBJETIVAMENTE   GP 2.9 AVALIAR A ADERÊNCIA OBJETIVAMENTE
  GP 2.10 ANALISAR CRITICAMENTE   GP 2.10 ANALISAR CRITICAMENTE
GG 3     GG 3 TODAS  
  GP 3.1 ESTABELECER PROCESSO DEFINIDO   GP 3.1 ESTABELECER PROCESSO DEFINIDO
  GP 3.2 COLETAR INFORMAÇÕES DA MELHORIA   GP 3.2 COLETAR INFORMAÇÕES DA MELHORIA
GG 4          
  GP 4.1 ESTABELECER OBJETIVOS QUANTITATIVOS      
  GP 4.2 ESTABILIZAR O DESEMPENHO DOS SUB-PROCESSOS      
GG 5          
  GP 5.1 ASSEGURAR PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUO      
  GP 5.2 CORRIGIR AS CAUSAS DOS PROBLEMAS      

Gerenciamento de Requisitos

Nível de Maturidade 2

Objetivo

O objetivo do Gerenciamento de Requisitos (Requirements Management) é gerenciar os requisitos dos produtos e componentes de produtos do projeto e identificar as inconsistências entre estes requisitos e os planos e os produtos de trabalho do projeto.  [PA146]

Notas Introdutórias

Os processos de gerenciamento de requisitos gerenciam todos os requisitos recebidos ou gerados pelo projeto, incluindo requisitos técnicos e não técnicos, bem como os requisitos impostos no projeto pela organização. Em particular, se a área de processo de Desenvolvimento de Requisitos estiver implementada, seus processos gerarão os requisitos de produtos e componentes de produtos que também serão gerenciados pelos processos de gerenciamento de requisitos. Quando as áreas de Gerenciamento de Requisitos, Desenvolvimento de Requisitos e Soluções Técnicas estiverem todas implementadas, seus processos associados podem estar fortemente conectados e serem executados de forma concorrente.  [PA146.N101]

O projeto executa os passos apropriados para assegurar que o conjunto de requisitos acordados é gerenciado para suportar as necessidades de planejamento e execução do projeto. Quando um projeto recebe requisitos de um gerador aprovado de requisitos, estes são revisados com o fornecedor de requisitos para resolver questões e prevenir o mau entendimento, antes que os requisitos sejam incorporados aos planos do projeto. Uma vez que o fornecedor e o receptor dos requisitos cheguem a um acordo, é obtido um compromisso dos participantes do projeto sobre os requisitos. O projeto gerencia as mudanças feitas nos requisitos conforme eles evoluem e identifica quaisquer inconsistências que ocorram entre planos, produtos de trabalho e requisitos.  [PA146.N102]

Parte do gerenciamento de requisitos é documentar as mudanças nos requisitos e suas justificativas, e manter a rastreabilidade bidirecional entre os requisitos fonte e todos os requisitos de produtos e componentes de produtos.  [PA146.N103]

Veja a área de processo de Desenvolvimento de Requisitos para obter maiores informações sobre a transformação das necessidades dos stakeholders em requisitos de produtos e a decisão sobre como alocar ou distribuir os requisitos entre os componentes de produtos.  [PA146.R101]

Veja a área de processo de Soluções Técnicas para obter maiores informações sobre como transformar requisitos em soluções técnicas.  [PA146.R102]

Veja a área de processo de Planejamento do Projeto para obter maiores informações sobre como os planos do projeto refletem os requisitos e a necessidade de revisão conforme os requisitos mudam.  [PA146.R103]

Veja a área de processo de Gerenciamento de Configurações para obter maiores informações sobre baselines e controle de mudanças na documentação de configurações para requisitos.  [PA146.R104]

Veja a área de processo de Monitoramento e Controle do Projeto para obter maiores informações sobre o rastreamento e controle das atividades e produtos de trabalho que são baseados nos requisitos e sobre a tomada da ação corretiva apropriada.  [PA146.R105]

Veja a área de processo de Gerenciamento de Requisitos para obter maiores informações sobre a identificação e tratamento de riscos associados com requisitos.  [PA146.R106]