Capability Maturity Model® Integration (CMMI)

                                               

           SAM - GERENCIAMENTO DE ACORDOS COM FORNECEDORES

SG - PRATICAS GENÉRICAS

SP - PRATICAS ESPECÍFICAS

GG - METAS GENERICAS

                               REPRESENTAÇÃO CONTÍNUA                               REPRESENTAÇÃO ESTÁGIOS

SG1 ESTABELECER ACORDOS COM FORNECEDORES   SG1 ESTABELECER ACORDOS COM FORNECEDORES
  SP 1.1-1 DETERMINAR O TIPO DE AQUISIÇÃO   SP 1.1-1 DETERMINAR O TIPO DE AQUISIÇÃO
  SP 1.2-1 SELECIONAR FORNECEDORES   SP 1.2-1 SELECIONAR FORNECEDORES
  SP 1.3-1 ESTABELECER ACORDOS COM FORNECEDORES   SP 1.3-1 ESTABELECER ACORDOS COM FORNECEDORES
           
SG2 SATISFAZER ACORDOS COM FORNECEDORES SG2 SATISFAZER ACORDOS COM FORNECEDORES
  SP 2.1-1 REVISAR O PRODUTO   SP 2.1-1 REVISAR O PRODUTO
  SP 2.2-1 EXECUTAR O ACORDO   SP 2.2-1 EXECUTAR O ACORDO
  SP 2.3-1 ACEITAR O PRODUTO   SP 2.3-1 ACEITAR O PRODUTO
  SP 2.4-1 FAZER A TRANSIÇÃO DOS PRODUTOS   SP 2.4-1 FAZER A TRANSIÇÃO DOS PRODUTOS
           
GG2 INSTITUCIONALIZAR UM PROCESSO GERENCIADO GG2 INSTITUCIONALIZAR UM PROCESSO GERENCIADO
  GP 2.1 ESTABELECER UMA POLÍTICA ORGANIZACIONAL   GP 2.1 ESTABELECER UMA POLÍTICA ORGANIZACIONAL
  GP 2.2 PLANEJAR O PROJETO   GP 2.2 PLANEJAR O PROJETO
  GP 2.3 FORNECER RECURSOS   GP 2.3 FORNECER RECURSOS
  GP 2.4 ATRIBUIR RESPONSABILIDADES   GP 2.4 ATRIBUIR RESPONSABILIDADES
  GP 2.5 TREINAR PESSOAS   GP 2.5 TREINAR PESSOAS
  GP 2.6 GERENCIAR CONFIGURAÇÕES   GP 2.6 GERENCIAR CONFIGURAÇÕES
  GP 2.7 IDENTIFICAR E ENVOLVER STAKEHOLDERS RELEVANTES   GP 2.7 IDENTIFICAR E ENVOLVER STAKEHOLDERS RELEVANTES
  GP 2.8 MONITORAR E CONTROLAR O PROCESSO   GP 2.8 MONITORAR E CONTROLAR O PROCESSO
  GP 2.9 AVALIAR OBJETIVAMENTE A ADERÊNCIA   GP 2.9 AVALIAR OBJETIVAMENTE A ADERÊNCIA
  GP 2.10 REVISAR STATUS COM NÍVEL MAIS ALTO DE GERÊNCIA   GP 2.10 REVISAR STATUS COM NÍVEL MAIS ALTO DE GERÊNCIA

Gerenciamento de Acordos com Fornecedores

Nível de Maturidade 2

Objetivo

O objetivo do Gerenciamento de Acordos com Fornecedores (Supplier Agreement Management) é gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores para os quais existe um acordo formal.  [PA166]

Notas Introdutórias

A área de processo de Gerenciamento de Acordos com Fornecedores envolve:  [PA166.N104]

·           Determinar o tipo de aquisição que será utilizada para os produtos a serem adquiridos

·           Selecionar os fornecedores

·           Estabelecer e manter acordos com fornecedores

·           Executar o acordo com o fornecedor

·           Aceitar a entrega dos produtos adquiridos

·           Fazer a transição dos produtos adquiridos para o projeto

Esta área de processo basicamente se aplica à aquisição de produtos e componentes de produtos que são entregues ao cliente do projeto. Para minimizar os riscos do projeto, esta área de processo também pode ser aplicada à aquisição de produtos e componentes de produtos significativos que não serão entregues ao cliente do projeto (por exemplo, ferramentas de desenvolvimento e ambientes de testes).  [PA166.N105]

Esta área de processo não trata diretamente as situações nas quais o fornecedor está integrado à equipe do projeto (por exemplo, equipes integradas de produtos). Normalmente, estas situações são tratadas por outros processos ou funções, possivelmente externos ao projeto, embora algumas das práticas específicas desta área de processo possam ser úteis no gerenciamento do acordo formal com este tipo de fornecedor.  [PA166.N106]

Fornecedores podem tomar diferentes formas, dependendo das necessidades do negócio, incluindo fornecedores in-house (isto é, fornecedores que pertencem à mesma organização, mas são externos ao projeto), fábricas e laboratórios e fornecedores comerciais.  [PA166.N103]

Veja a definição de “fornecedor” no Apêndice B, o glossário.  [PA166.N107]

Um acordo formal é qualquer acordo legal entre a organização (representando o projeto) e o fornecedor. Este acordo pode ser um contrato, uma licença ou uma minuta de acordo. O produto adquirido é entregue ao projeto pelo fornecedor e se torna parte dos produtos entregues ao cliente.  [PA166.N101]

Veja no Capítulo 3 uma explicação sobre como a palavra “produto” é utilizada no CMMI Product Suite.  [PA166.N108]

Veja a área de processo de Monitoramento e Controle do Projeto para obter maiores informações sobre como monitorar projetos e tomar as ações corretivas.  [PA166.R101]

Veja a área de processo de Desenvolvimento de Requisitos para obter maiores informações sobre como definir requisitos.  [PA166.R102]

Veja a área de processo de Gerenciamento de Requisitos para obter maiores informações sobre como gerenciar requisitos, incluindo a rastreabilidade dos requisitos para produtos adquiridos de fornecedores.  [PA166.R103]

Veja a área de processo de Soluções Técnicas para obter maiores informações sobre como determinar os produtos e componentes de produtos que podem ser adquiridos de fornecedores.  [PA166.R104]

 

 

Supplier Agreement Management

Maturity Level 2

Purpose

The purpose of Supplier Agreement Management is to manage the acquisition of products from suppliers for which there exists a formal agreement.  [PA166]

Introductory Notes

The Supplier Agreement Management process area involves the following:  [PA166.N104]

·           Determining the type of acquisition that will be used for the products to be acquired

·           Selecting suppliers

·           Establishing and maintaining agreements with suppliers

·           Executing the supplier agreement

·           Accepting delivery of acquired products

·           Transitioning acquired products to the project

This process area primarily applies to the acquisition of products and product components that are delivered to the project’s customer. To minimize risks to the project, this process area may also be applied to the acquisition of significant products and product components not delivered to the project’s customer (for example, development tools and test environments).  [PA166.N105]

This process area does not directly address arrangements in which the supplier is integrated into the project team (for example, integrated product teams). Typically, these situations are handled by other processes or functions, possibly external to the project, though some of the specific practices of this process area may be useful in managing the formal agreement with such a supplier.  [PA166.N106]

Suppliers may take many forms depending on business needs, including in-house vendors (i.e., vendors that are in the same organization but are external to the project), fabrication capabilities and laboratories, and commercial vendors.  [PA166.N103]

See the definition of “supplier” in Appendix C, the glossary.  [PA166.N107]

A formal agreement is any legal agreement between the organization (representing the project) and the supplier. This agreement may be a contract, a license, or a memorandum of agreement. The acquired product is delivered to the project from the supplier and becomes part of the products delivered to the customer.  [PA166.N101]

See Chapter 3 for an explanation of how “product” is used in the CMMI Product Suite.  [PA166.N108]

Refer to the Project Monitoring and Control process area for more information about monitoring projects and taking corrective action.  [PA166.R101]

Refer to the Requirements Development process area for more information about defining requirements.  [PA166.R102]

Refer to the Requirements Management process area for more information about managing requirements, including the traceability of requirements for products acquired from suppliers.  [PA166.R103]

Refer to the Technical Solution process area for more information about determining the products and product components that may be acquired from suppliers.  [PA166.R104]